Ciência de Garagem

Um blog sobre ciência em geral e matemática em particular

terça-feira, julho 14, 2015

Matemática - Volume 2 - Introdução

Qual Prometeu, o semi-deus da mitologia grega, a quem a lenda afirma ter roubado de Zeus o fogo – simbolismo da busca do conhecimento – para dá-lo aos homens, também a Matemática vem não apenas alimentando este fogo, como aumentando suas labaredas há séculos em benefício da humanidade.
Entretanto, o castigo aplicado por Zeus a Prometeu pelo fogo roubado, propriedade exclusiva dos deuses, foi a de acorrenta-lo no cume do monte Cáucaso, onde todas as manhãs uma águia devorava seu fígado, que se regenerava ao longo do dia, num martírio infindo. Lamentavelmente, a Matemática também sofre castigo imerecido pelo favor prestado: dissociada dos fatos históricos que lhe dão o correto significado, distorcida em obras sucessivamente traduzidas sem as devidas contextualizações dos manuscritos originais, deformada a cada nova diretriz metodológica de ensino, esta nobre ciência viu-se transformada na ctônica Medusa, a quem a maioria dos comuns mortais fica petrificado de terror só de pensar nela... Quem usar da razão e do bom-senso não demora a concluir que há algo de muito errado no processo ensino-aprendizagem, pois são punidos, indistintamente, professores e alunos, igualmente vítimas do longo processo de descaracterização da Matemática. É como solicitar a alguém que comente e explique, após ter viajado quilômetros por uma estrada de olhos vendados, os detalhes do caminho e as belezas das paisagens percorridas. Se tal pedido de explicação beira o sadismo, tentar explicar algo razoável beirará o masoquismo. Mantendo inalterados os propósitos de seguir os fatos históricos que deram origem às descobertas matemáticas propostas no primeiro volume, procurar-se-á desvelar, mais uma vez, a face dessa dama que é a ciência dos números, e oxalá concluir que ela pouca semelhança guarda com a Medusa mitológica. E que, ao fim e ao cabo, compete a nós, professores e alunos de todas as épocas e idades, a grande tarefa de desmistificar e melhorar a qualidade de nosso ensino. Com disciplina, chegaremos lá.