Ciência de Garagem

Um blog sobre ciência em geral e matemática em particular

terça-feira, janeiro 16, 2018

Boas cercas

Por Craig S. Kaplan

No gradeado abaixo, construa "uma boa cerca" ao redor do pentaminó-L hachurado. Você deve contornar a figura com cópias dela mesma, onde cada cópia tenha ao menos um ponto em comum com a original. As cópias podem ser rotacionadas, refletidas, ou ambas, e elas não podem sobrepor-se umas às outras, exceto coadunadas* em suas fronteiras. Qual é o número máximo de cópias que podem ser dispostas deste modo, todas tocando o pentaminó original? Como este quebra-cabeça pode ser apagado e redesenhado inúmeras vezes, imprima mais de uma cópia do gradeado, se necessário.


Abaixo temos uma variação do quebra-cabeças, agora com um gradeado hexagonal. Como na proposta anterior, você deve cercar a figura com cópias dela mesma; nesta estrutura hexagonal, cada figura compartilhará uma borda com a original. Estas cópias podem ser rotacionadas, e não podem sobrepor-se umas às outras, exceto coadunadas* em suas fronteiras. Além disso, o arranjo final das figuras não pode deixar uma célula vazia completamente cercada. Para aquecer, cerque esta figura com 4 de suas cópias. Depois, veja se consegue cercar a figura original com 9 de suas cópias, que é o máximo possível para este formato de figura. Imprima o gradeado quantas vezes forem necessárias para que alcance a resposta do quebra-cabeça.


*Coadunar: juntar, incorporar, reunir, para a formação de um todo (Fonte: Dicionário Aurélio).

Sobre o autor: Craig S. Kaplan é um professor da Universidade de Waterloo, Ontario, Canada. O quebra-cabeça com pentaminó saiu na revista MAA Focus, na edição de Jun-2016/Jul-2016. E o quebra-cabeça com a figura hexagonal saiu na edição de Ago-2017/Set-2017 da mesma revista.