Ciência de Garagem

Um blog sobre ciência em geral e matemática em particular

quarta-feira, setembro 16, 2015

Quadrados mágicos

Tabuleiro com quadrados pretos e brancos. Este interessante efeito de ilusão de ótica dá a impressão de que os quadrados deformam-se à medida que olhamos das bordas para o centro da imagem. Entretanto, as linhas horizontais são todas paralelas entre si, bem como as verticais: posicione uma régua sobre qualquer uma dessas linhas e verá que a aparente deformação desaparece. É a mente nos pregando peças.

A


Tartaruga com números no casco

credita-se que uma das primeiras civilizações antigas a fazer referência aos quadrados mágicos tenha sido a chinesa, sendo que a primeira ocorrência indubitável de um quadrado mágico de ordem 3 – com padrões de números pares e ímpares – apareça em uma obra do século I d.C. chamada Da Dai Liji (Registro de ritos do ancião Dai) no capítulo denominado Mingtang (Salão brilhante), obra cujo intuito seria o de descrever os antigos ritos chineses da dinastia Zhou. Esses padrões de números ocorrem também em um texto matemático chinês, possivelmente anterior ao Da Dai Liji, denominado Shushu jiyi (Memórias de tradições da arte matemática) que, crê-se, tenha sido escrito em 190 a.C., reportada como a primeira aparição escrita de um quadrado mágico de ordem 3, com as nove casas designadas como “nove salões” pelos matemáticos chineses, cujas finalidades eram a adivinhação e a aplicação em astrologia. O lendário padrão Luoshu de disposição de números pares e ímpares nas nove casas de um quadrado mágico de ordem 3 surgiria na China somente no século XII d.C., para o qual existem diversas lendas explicando sua origem. Uma das mais conhecidas relata que o surgimento deste quebra-cabeça remonta a mais de 3 mil anos atrás, quando a China antiga sofreu uma grande inundação. Por conta dessa catástrofe, as pessoas faziam oferendas ao atormentado deus do rio Luo, responsável pela cheia, no anseio de apaziguar a divindade. Entretanto, toda vez que a oferenda era entregue ao rio, uma tartaruga emergia do mesmo. Dayu, o fundador da dinastia Xia, observou numa dessas emersões da tartaruga que o casco dela continha números de 1 a 9, cada número estampado num gomo do casco. Os números estavam dispostos de tal forma no casco que a soma dos gomos horizontais, verticais ou diagonais era sempre 15. Esse padrão ainda hoje é chamado “Luoshu”, ou também “Guishu” (padrão tartaruga).

Tartaruga com números no casco
Diz-se que Dayu teria estudado esse padrão e adquirido um grande conhecimento através dele. Entre outras coisas, ele desenvolveu um vasto sistema de canais para prevenir novas inundações. Posteriormente, Dayu tornou-se imperador da China, dividindo-a em nove províncias, usando o Luoshu como guia. Nesse padrão, os pontos brancos representam números yang (ímpares) e os pontos pretos, números yin (pares).

Quadrado mágico Luoshu

Yin e Yang são dois conceitos do taoísmo (tradição filosófica e religiosa originária da China) que expõem a dualidade de tudo o que existe no universo. Descrevem as duas forças fundamentais, opostas e complementares, que se encontram em todas as coisas: o yin é o princípio feminino, a água, a passividade, escuridão e absorção. O yang é o princípio masculino, o fogo, a luz e a atividade. Segundo essa idéia, cada ser, objeto ou pensamento possui um complemento do qual depende para a sua existência. Esse complemento existe dentro de si. Assim, se deduz que nada existe no estado puro: nem na atividade absoluta, nem na passividade absoluta, mas sim em transformação contínua.

Ninfa do rio Luo (entre 960 e 1.279), tinta a cores em rolo de seda, pertencente ao Museu do Palácio, China
O quadrado mágico derivado do Luoshu atualmente é apresentado na forma de um quadriculado com números hindu-arábicos, na sequência indicada a seguir:

A ordem de um quadrado mágico depende do seu número de linhas ou colunas: no caso do Luoshu, sua ordem é 3. Nos quadrados mágicos tradicionais, os números que preenchem as células são inteiros, começando do 1 e chegando até o quadrado da ordem. No exemplo acima, o quadrado (sendo de ordem 3) possui números que vão de 1 a 32, ou seja: 9. No Luoshu, a soma de qualquer linha, coluna ou diagonal principal é sempre 15. Este número é comumente chamado de constante mágica e existe uma fórmula para calculá-la, conforme indicado a seguir:

$$ Constante\:m\acute{a}gica(n)=\frac{\left ( n^{3}+n \right )}{2} $$

Onde n é a ordem do quadrado mágico. Ou seja, num quadrado mágico de ordem 3, temos:

$$ Constante\:m\acute{a}gica(3)=\frac{\left ( 3^{3}+3 \right )}{2}=\frac{\left ( 27+3 \right )}{2}=\frac{30}{2}=15 $$

Já na civilização hindu encontra-se o mais antigo quadrado mágico de ordem 4 identificado no mundo, mais especificamente na obra Brhat Samhita, escrita pelo polímata indiano Varahamihira ao redor do ano 587 d.C.; trata-se de um trabalho enciclopédico sobre arquitetura, templos, movimentos planetários, eclipses, cronometragem, astrologia, estações do ano, formação de nuvens, chuva, agricultura, matemática, gemologia, perfumes e outros tópicos. De fato, o quadrado mágico que aparece na obra é utilizado para demonstrar a produção de perfumes a partir de quatro ingredientes distintos, selecionados de um total de 16 substâncias diferentes. Cada célula do quadrado representa um ingrediente específico, enquanto que o número na célula representa a proporção do ingrediente associado, de modo que a mistura de quaisquer quatro combinações de ingredientes ao longo das colunas, linhas e diagonais fornece um perfume diferente, cujo volume total é sempre igual a 18. Embora seja uma obra principalmente sobre adivinhação, o quadrado mágico é apresentado como uma mera estrutura combinatória, sem que nenhuma propriedade mágica seja atribuída a ele.

Quadrado mágico de ordem 4, utilizado para a fabricação de perfumes, na obra Brhat Samhita, de Varahamihira. Observe os valores em cada célula, representando as quantidades utilizadas de cada ingrediente, que juntos perfazem um volume resultante igual a 18.

Quadrado mágico de ordem 4 do século XII, inscrito na parede do templo Parshvanath em Khajuraho, Índia
De forma geral, num quadrado mágico tradicional de ordem 4, a soma de qualquer linha, coluna ou diagonal principal deverá resultar na constante mágica, utilizando 16 números inteiros, um para cada célula:

$$ Constante\:m\acute{a}gica(4)=\frac{\left ( 4^{3}+4 \right )}{2}=\frac{\left ( 64+4 \right )}{2}=\frac{68}{2}=34 $$

No mundo islâmico medieval, o estudo dos quadrados mágicos era comum e especula-se que tenha se iniciado com a introdução do xadrez. A primeira aparição inequívoca de um quadrado mágico de ordem 3 entre a civilização árabe ocorre na obra Kitab al-mawazin al-Saghir (O Pequeno Livro dos Saldos), do escritor Jabir ibn Hayyan (~ 721 a ~ 815 d.C.), onde o quadrado mágico e sua numerologia estão associados à alquimia. O quadrado mágico de ordem três ainda seria descrito como um amuleto para a gravidez desde suas primeiras aparições literárias nas obras de Jabir ibn Hayyan. Embora se saiba que tratados sobre quadrados mágicos tenham sido escritos no século IX, os primeiros tratados existentes que temos datam do século X: um de Abu'l-Wafa al-Buzjani, por volta do ano 998 d.C. e outro de Ali b. Ahmad al-Antaki, ao redor do ano 987d.C.

Esses primeiros tratados eram puramente matemáticos e a designação árabe utilizada para os quadrados mágicos era wafq al-a'dad, que se traduz como “disposição harmoniosa dos números”. Quadrados mágicos de ordens 3 a 9 apareceriam também em uma enciclopédia de Bagdá intitulada Rasa'il Ikhwan al-Safa (Enciclopédia dos Irmãos da Pureza), por volta do ano 983 d.C. Os quadrados mágicos apareceriam pela primeira vez na Europa na obra Kitāb tadbīrāt al-kawākib (Livro sobre as influências dos Planetas), do erudito toledano Ibn Zarkali al-Andaluz (1.029 a 1.087), mais conhecido como Azarquiel, em que associava os sete primeiros quadrados, ou seja, aqueles de ordens 3 a 9, às virtudes mágicas dos sete planetas conhecidos desde a antiguidade (ou seja, os observáveis a olho nú); nessas condições, os espíritos dos planetas eram invocados, suplicando-lhes certos favores (sobretudo na magia que empregava talismãs, construídos mediante certos rituais e sob condições astrais determinadas), objetivando modificar de alguma maneira o destino. Essa invocação aos planetas era um costume habitual entre os sábios e talvez por essa razão os primeiros textos matemáticos sobre quadrados mágicos tenham se originado dessa abordagem. Esse ocultismo pagão ficaria evidente na obra Picatrix, um manuscrito versando sobre magia e astrologia, escrito entre 1.256 e 1.258 sob os auspícios de Alfonso X, rei de Castela, uma tradução do original árabe sob o título Ghayat al-Hakim (O objetivo do sábio), cuja autoria é atribuída ao matemático andaluz de origem muçulmana Maslama al-Majriti, que teria falecido entre 1.005 e 1.008.

Um quadrado mágico de ordem 6 do “Livro das Maravilhas”, manuscrito do século XVI
No texto alfonsino, quadrados mágicos de diferentes ordens são atribuídos aos respectivos planetas, tal como na literatura islâmica. De acordo com o historiador Said al-Andalusi (1.029 a 1.070), a origem do manuscrito deve-se ao sábio andaluz al-Kirmani, que teria viajado ao Oriente até a cidade de Harran, situada no norte da Mesopotâmia, onde teria estudado geometria e medicina. Ao voltar à Andaluzia, fixou-se em Zaragoza, trazendo consigo as 52 epístolas que compõem a enciclopédia dos Irmãos da Pureza; juntamente com outras duzentas obras, esse material teria servido de base para a composição do Ghayat al-Hakim, ou Picatrix.  A obra contém invocações a antigos deuses pagãos, evidenciando a inequívoca influência das culturas suméria, babilônica e egípcia no manuscrito, tal como se pode observar na oração dedicada a Saturno:

Ó mestre do sublime nome e grande poder, supremo mestre; Ó mestre Saturno: tu, o frio, o estéril, o lúgubre, o pernicioso; tu, cuja vida é sincera e cuja palavra é certa; tu, o sábio e solitário, o impenetrável; tu, cujas promessas são cumpridas; tu que és fraco e cansado; tu que cuida mais do que qualquer outro, que não conhece prazer nem alegria; tu, o velho e esperto mestre de todos os artifícios, enganoso, sábio e judicioso; tu que traz prosperidade ou ruína, e fazes homens felizes ou infelizes! Eu te conjuro, ó pai supremo, por tua grande benevolência e tua generosa recompensa, para fazer por mim o que eu peço.


Quatro imagens de Saturno, Picatrix, Biblioteka Jagiellonska, f. 189 v
Por volta de 1.315, o estudioso greco-bizantino Manuel Moschopoulos escreveu um tratado matemático sobre quadrados mágicos, onde deu dois métodos para a completude de quadrados de ordem ímpar e dois métodos para quadrados de ordem par múltiplos de 4. Sua obra, porém, apresenta pouca originalidade e seu tratado aparenta derivar de algum antecedente árabe ou persa, uma vez que os quadrados que reproduz em sua obra já eram bem conhecidos do mundo muçulmano pelo menos desde o século XI, mas convém ressaltar como aspecto positivo que seu trabalho deixou de fora o misticismo pagão de seus predecessores do Oriente Médio. Os quadrados mágicos voltariam a chamar atenção no século XIV, em Florença, Itália. Um quadrado de ordem 6 e outro de ordem 9 seriam exibidos no manuscrito Trattato d'Abbaco (Tratado do Ábaco), escrito por Paolo Dagomari, onde os quadrados são apresentados como uma ferramenta útil para a criação de problemas matemáticos e jogos, sem mencionar qualquer uso mágico ou ocultista, referindo-se a essas figuras, todavia, como os quadrados do Sol e da Lua, mencionando que entrariam em cálculos astrológicos, contudo sem fornecer maiores detalhes.

Página do livro “Practica arithmetice et mensurandi singularis”, (Prática aritmética e medição individual), de Girolamo Cardano, de 1.539.Observe os quadrados mágicos associados a cada um dos sete planetas então conhecidos na astronomia da época
Semelhante ponto de vista aparentemente motivou o monge e matemático (também florentino) Luca Pacioli, ao descrever quadrados mágicos de ordens 3 a 9 em sua obra inacabada De Viribus Quantitatis (Força quantitativa); de fato, os quadrados mágicos planetários se disseminariam no norte da Europa no final do século XV.

Melancolia I, gravura de 1.514, do ilustrador e matemático alemão Albert Dürer
A gravura Melancolia I, de Albert Dürer, imortalizaria o quadrado mágico de ordem 4, que na figura está associado a Júpiter, operando como um talismã para afugentar a melancolia, noutra evidente influência do ocultismo herético, sempre muito simbólico, dissimulado e difundido no Renascimento europeu. Nessa ilustração, o quadrado mágico resulta exatamente em 34 ao somarmos qualquer uma das linhas, colunas ou diagonais principais. Por fim, convém comentar que a basílica inacabada da Sagrada Família em Barcelona (idealizada pelo arquiteto catalão Antoni Gaudí e projetada pelo escultor espanhol Josep Subirachs) também possui em sua fachada um quadrado mágico de ordem 4 cuja constante mágica é 33, a idade de Jesus na época da Paixão.

Quadrado mágico na fachada da basílica da Sagrada Família em Barcelona. Linhas, colunas e diagonais somam 33, a idade em que Jesus Cristo morreu na cruz. Ironia herética?

Em um quadrado mágico de ordem 3 existe apenas uma única combinação de números que permite obter a constante mágica, que é justamente a distribuição de números do Luoshu. Já para um quadrado mágico de ordem 4 existem 880 combinações diferentes para a obtenção da constante mágica; para um quadrado de ordem 5 existem 275.305.224 combinações diferentes entre os 25 números disponíveis para a obtenção de sua constante mágica (que é 65). E as combinações possíveis crescem a variações exorbitantes para quadrados mágicos de ordens superiores a 5. Existem “receitas de bolo” para popular com números inteiros os quadrados mágicos; em particular, para quadrados mágicos de ordem ímpar, há um método criado pelo matemático francês Simon de La Loubère, que desenvolveu essa técnica – conhecida como método siamês – durante o período em que serviu como embaixador da França no Reino do Sião (atual Tailândia), e descrita em seu livro Royame du Siam, de 1693.


Página do livro "A new historical relation of the kingdom of Siam" versão inglesa do "Royame du Siam", de La Loubère, descrevendo o método siamês para preenchimento das células de quadrados mágicos de ordem ímpar com números inteiros.
Vejamos como funciona o método em um quadrado mágico de ordem 5: primeiro localize a célula central da linha superior do quadrado, e coloque nela o número 1, como indicado:


O preenchimento dos números é sempre crescente (2, 3, 4, ...) seguindo uma linha diagonal, com inclinação para nordeste. Como depois do 1 não há mais linhas para seguir na diagonal, o truque é enrolar o quadrado em forma de tubo, unindo a borda superior com a inferior e prosseguir com o preenchimento, como abaixo:


Desenrolando o tubo para voltar ao quadrado, os números ficarão dispostos da seguinte forma:


Como não é possível continuar o preenchimento das células na diagonal a partir do 3, vamos novamente enrolar o quadrado, unindo a borda direita com a esquerda, obtendo um novo tubo só que agora na posição vertical, como a seguir:


Desfazendo mais uma vez o tubo para retornarmos ao quadrado, o preenchimento dos números ocupou, até aqui, as células:


Como essa diagonal foi totalmente preenchida, iniciamos o preenchimento de uma nova diagonal, começando na célula abaixo do último número inserido, neste caso o 5; teremos:


Preenchida a última célula disponível na diagonal com o 8, não temos mais células acima do quadrado; para continuar esse preenchimento corretamente, de novo vamos enrolar o quadrado unindo as bordas superior e inferior, em um tubo horizontal.


Desenrolando o tubo, o preenchimento fica:


Novamente, não há células na diagonal após o 9 para preencher e, por isso, vamos enrolar nosso quadrado unindo as bordas da esquerda e da direita, formando um tubo vertical.


Mais uma vez desenrola-se o tubo para voltar ao quadrado; o preenchimento até aqui nos fornece:


Como esta diagonal foi totalmente preenchida, iniciamos uma nova diagonal, retomando a numeração na célula imediatamente abaixo da que foi preenchida com o número 10; assim:


Como essa diagonal foi completamente preenchida, iniciamos uma nova, inserindo o próximo número da sequência abaixo da célula que foi preenchida com o número 15; obteremos:


Mais uma vez, na ausência de células em diagonal para preencher, enrola-se o quadrado, formando um tubo vertical, como segue:


Desfazendo o tubo, temos:


O processo é sempre o mesmo: procurar por células vazias na diagonal que possam ser preenchidas com a sequência numérica até completar todas as células. Enrolando o quadrado em um tubo horizontal, temos:


Voltando à forma original, e retomando o preenchimento das células diagonais, o quadrado ficará:


Finalizado o preenchimento da diagonal, iniciamos outra, na célula imediatamente abaixo da última inserção, a do número 20:


Formando um tubo vertical, a fim de continuar com o preenchi-mento da diagonal, vem:


Desfazendo o tubo e voltando ao quadrado, obtemos:


O último número a ser inserido, o 25, ocupará a última célula vazia, completando o quadrado mágico:


A soma de qualquer linha, coluna ou diagonal principal será sempre a constante mágica para um quadrado de ordem 5: 65. Este é o método siamês de la Loubère; note que o preenchimento se torna muito simples quando alteramos a topologia do quadrado (uma figura geométrica bidimensional) para um tubo (esta uma figura tridimensional) para a inserção dos números nas diagonais. Para quadrados de ordem par, múltiplos de 4, há uma forma elegante de preencher as células; tomemos como exemplo um quadrado mágico de ordem 4: começamos preenchendo todas as células com números inteiros, de 1 a 16, da esquerda para a direita e do topo para a base do quadrado, conforme indicado a seguir:


Agora, destacamos as duas diagonais principais:


Começando por uma das diagonais, a verde por exemplo, basta trocar os números das células das pontas para o centro do quadrado, ou seja, trocam-se as posições entre os números 1 e 16 e entre os números 6 e 11. De modo análogo, na diagonal azul, trocam-se as posições entre os números 13 e 4 e entre 10 e 7, resultando:


Pronto! Já temos nosso quadrado mágico de ordem 4. Mas não devemos nos esquecer de que existem outras 879 maneiras diferentes de dispor os 16 números de modo a obter um quadrado mágico. Para construirmos um quadrado mágico de ordem 8, replicamos 4 quadrados de ordem 4, com a mesma disposição de cores para as diagonais principais, formando o quadrado abaixo:


Como no exemplo do quadrado mágico de ordem 4, iniciamos o preenchimento das células com os números de 1 a 82 (ou 64), da esquerda para a direita e do topo para a base do quadrado. Em seguida, trocamos as posições dos números das diagonais principais das pontas para o centro do quadrado; por exemplo, começando com a diagonal principal azul, trocamos de posição o 8 com o 57, o 15 com o 50, o 22 com o 43 e o 29 com o 36. E no caso da diagonal principal verde, trocamos de posição o 1 com o 64, o 10 com o 55, o 19 com o 46 e o 28 com o 37. O resultado obtido até aqui será:


As duas diagonais azuis menores, que margeiam a diagonal azul principal, são na verdade uma única diagonal. Seja unindo as bordas superior e inferior (obtendo um tubo horizontal) ou as bordas esquerda e direita (formando um tubo vertical), conseguimos visualizá-la por inteiro. O mesmo ocorre com as diagonais verdes menores. Uma vez montado o tubo, seja ele horizontal ou vertical, procedemos à troca de números entre as células, das pontas para o centro; assim, para a diagonal azul, trocamos de posição: o 4 com o 61, o 11 com o 54, o 18 com o 47 e o 25 com o 40. Para a diagonal verde, trocamos: o 5 com o 60, o 14 com o 51, o 23 com o 42 e o 32 com o 33. Com isto, finalizamos a montagem do quadrado mágico com a distribuição de números conforme a seguir:


Seja como for, a construção de quadrados mágicos de ordem par não múltiplos de 4 (como 6, 10, 14, 18, etc.) não possuem um método elegante de solução como aqueles apresentados para os quadrados mágicos de ordem ímpar e múltiplos de 4, ainda que alguns métodos tenham sido desenvolvidos, como é o caso do método LUX, do matemático britânico John Horton Conway. Os quadrados mágicos possuem parentes próximos, que são conhecidos por quadrados latinos, assim nomeados pelo matemático suíço Leonhard Euler, que os estudou em detalhes em seu artigo Recherches sur une nouvelles espèce de quarrés magiques, de 1.782, ainda que esses quadrados já aparecessem em obras árabes 700 anos antes. Os quadrados latinos têm como característica permitir a repetição de números, ainda que essa repetição não possa ocorrer em uma mesma linha ou coluna. Também aceitam letras ou símbolos no lugar dos números. Veja um exemplo de um quadrado latino de ordem 4:

Observe que temos apenas os números: 1, 2, 3, e 4 que nunca se repetem em uma mesma linha ou coluna. Quando um quadrado latino está montado dessa maneira, diz-se que ele está na forma padrão ou normalizado. Em seu artigo, Euler propõe normalizar um quadrado latino de ordem seis, com base neste curioso enunciado:


Existem 36 oficiais do exército, 6 de cada patente e 6 de cada regimento. É possível arranjá-los em um quadrado 6 × 6 tal que cada patente e cada regimento apareça em cada uma das linhas e em cada uma das colunas?


Adotando as peças do xadrez como base ilustrativa para este problema, de tal sorte que as cores representem os regimentos e as peças de xadrez representem a patente, o que Euler busca normalizar seria este quadrado latino:

Porém, essa tarefa mostra-se, de fato, impossível! Se ao invés de um quadrado latino 6 × 6 utilizássemos um quadrado 5 × 5, a proposição de Euler não seria um problema, como se observa a seguir:

E mesmo se o problema envolvesse um quadrado latino 7 × 7, também encontraríamos uma entre incontáveis combinações, como esta:

O curioso motivo para que justamente um quadrado latino 6 × 6 seja insolúvel não deriva do fato do número 6 ser um número composto, pois problemas semelhantes a este para quadrados de ordem 4, 8 e 9 (também eles números compostos) possuem solução. Euler afirma em seu artigo que:


...depois de todos os esforços que fizemos para resolver este problema, somos obrigados a reconhecer que tal arranjo é absolutamente impossível, embora não possamos dar-lhe uma demonstração rigorosa.


A prova formal de tal impossibilidade só viria em 1.900 pelas mãos do matemático francês Gaston Tarry. Seja como for, existe uma única combinação possível para um quadrado latino de ordem 3, um total de 4 combinações para um quadrado de ordem 4, mas alcança absurdas 377.597.570.964.258.816 combinações possíveis se for de ordem 9! Quando combinamos um quadrado latino contendo números com outro contendo letras, eles formam um terceiro quadrado que recebe o nome de quadrado greco-romano ou quadrado de Euler. Observe:


Os quadrados de Euler, ou greco-romanos, possuem aplicação prática. Suponha que um produtor de mel queira avaliar a aceitação de quatro de seus produtos: 
  • Produto A: Mel de flor de laranjeira;
  • Produto B: Mel de flor de eucalipto;
  • Produto C: Mel comum com própolis;
  • Produto D: Mel comum com geléia real.
em relação a quatro itens específicos:
  • Item 1: Cor;
  • Item 2: Aroma;
  • Item 3: Sabor;
  • Item 4: Preço.
Para isso, o produtor convida quatro pessoas, que farão o teste, e emitirão o seu parecer. Uma tabela é montada como abaixo:
 
 
Desse modo, o produtor de mel poderá fazer uma avaliação de seus produtos, segundo os critérios definidos, e até aplicar os testes em outras 3 combinações diferentes sem repetir um mesmo produto/item para um mesmo participante.
 
 
Já o sudoku, popular quebra-cabeças com números, é um jogo composto de vários quadrados latinos. Credita-se ao arquiteto estadunidense Howard Garns a autoria de criação do jogo, que surgiu em 1979 na Dell Pencil Puzzles and World Games, um magazine especializado em jogos e quebra-cabeças. O jogo ganhou imensa popularidade no Japão, onde sudoku significa "número único" e depois ganhou o mundo.
 
 
Geralmente, o sudoku é apresentado com algumas células previamente preenchidas, cabendo ao jogador completar as demais. A matemática, afinal, pode ser também um passatempo mágico!


Referências bibliográficas:

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Aiden H. “Anything but square: from magic squares to rabic”, Plus magazine. Link:https://plus.maths.org/content/anything-square-magic-squares-sudokuacessado em Setembro de 2015.

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Wikipedia; “Magic square”, https://en.wikipedia.org/wiki/Magic_square, acessado em Setembro/2021.

[3]

Prakash, B.; “Brhat Samhita by Varahmihira: An analysis and contents”, Research Review Journals, Volume 4, Issue 2, February 2019, pp. 1471-1473.

[4]

Datta, B.; Singh, A. N.; “Magic squares in India”, Indian Journal of History of Science, 27(1), 1997, pp. 51-120.

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Hayashi, T.; ”Varahamihira’s pandiagonal magic square of the order four”, Historia Mathematica 14, pp. 159–166, 1987.

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Sesiano, J.; “Construction of magic squares using the knight’s move in arabic mathematics”, Archive for History of Exact Sciences, 58(1), 2003, pp. 1-20.

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Comes, M.; Comes, R.; “Los cuadrados mágicos matemáticos em al-Andalus. El tratado de Azarquiel”, Al-Qantara, XXX 1, Enero-Junio 2009, pp. 137-169.

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Brown, P. G.; “The Magic Squares of Manuel Moschopoulos – The Mathematics of the Methods: Evenly-Even Squares”, Mathematical Association of America, Convergence, July 2012. https://www.maa.org/press/periodicals/convergence/the-magic-squares-of-manuel-moschopoulos-introduction, acessado em Set/2021.

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da Silveira, A. D.; “Política e magia em Castela (século XIII): um fenômeno transcultural”, Revista Topoi, Rio de Janeiro, v. 20, n. 42, pp. 604-626, set/dez 2019.

[10]

Tolsa, C.; “The earliest arabic magic squares”, Suhayl 18, pp. 7-24, 2020.

[11]

Roos, A. M.; “’Magic coins’ and ‘magic squares’: the discovery of astrological sigils in the Oldenburg letters”, Notes & Records of The Royal Society 62, pp. 271-288, 2008.

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Pingree, D. (editor); “Picatrix – The latin version of Ghayat al-Hakim”, The Warburg Institute, University of London, 1986. ISBN: 085481.

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Euler, L.; “Recherches sur une nouvelles espèce de quarrés magiques”, Opera Omnia: Ser. 1, Vol. 7, pp. 291–392, 1.782. Tradução para o inglês por Andie Ho e Dominic Klyve.

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Phillips, T.; “Latin Squares in Practice and in Theory II”, Feature Column - Journeys for the mathematically curious, AMS - American Mathematical Society. Link: http://www.ams.org/publicoutreach/feature-column/fcarc-latinii1, acessado em Dez/2021.


Nota:
Esta postagem é parte integrante do e-book gratuito Matemática: Uma abordagem histórica - Volume 2. Caso queira obter um exemplar, clique aqui.

sexta-feira, agosto 07, 2015

A potenciação


Espaço sideral com galáxia ao centro, com uma quantidade gigantesca de estrelas, e um número ainda maior, mesmo que não visível, de planetas orbitando-as
A potenciação, ou exponenciação, é uma operação mate-mática envolvendo dois números: uma base e um expoente ou potência. Quando a potência, ou expoente, é um número inteiro positivo, a potenciação corresponderá à quantidade de vezes em que a base será multiplicada. Por exemplo, se quisermos multiplicar o número 3 por ele mesmo cinco vezes:


Podemos representar essa conta assim:


onde o número 5 (o expoente) indica a quantidade de vezes que o 3 (a base) deve ser multiplicado por ele mesmo. Quando um número é multiplicado por ele mesmo 2 vezes, dizemos que o número foi "elevado ao quadrado" e existe uma razão para isso. O quadrado é uma figura geométrica que possui todos os seus lados com o mesmo tamanho; suponha que temos um quadrado de lado com magnitude igual a 4:


Para calcularmos a área desse quadrado, basta multiplicar dois de seus lados: 4 × 4, ou ainda:


Eis porque se aplica o termo "quadrado" a qualquer número elevado à segunda potência. Já quando um número é multiplicado por ele mesmo 3 vezes, dizemos que o número foi "elevado ao cubo". A razão para isso é parecida com a anterior; suponha que temos um cubo cujas arestas tenham magnitude igual a 4:


Como o cubo é uma figura geométrica tridimensional, cujas faces são quadrados, o cálculo de seu volume é feito multiplicando-se sua largura, seu comprimento e sua altura, que são todas iguais: 4 × 4 × 4, ou ainda:


daí porque se utiliza o termo cubo a qualquer número elevado à terceira potência. Desse ponto em diante, as demais potências são todas indicadas por números ordinais (quarta potência, quinta potência, sexta potência, etc.) apenas porque o mundo físico – tal como o enxergamos e por influência dos geômetras gregos –  limita-se à tridimensionalidade. A potenciação é conhecida desde a antiguidade e teve, para cada civilização que dela fez uso, uma forma distinta de representá-la. Como visto no primeiro volume, para os egípcios um par de pernas andando para frente ( ) podia significar uma soma, mas também elevar um número ao quadrado. Os babilônios tinham igualmente a noção de potência, quando observamos o conteúdo da tabuleta de argila cozida encontrada em Larsa (atual Iraque), que apresenta – em notação sexagesimal – o quadrado dos números 1 a 60 e o cubo dos números 1 a 32.

Tabuleta de argila cozida babilônica, pertencente ao Museu Britânico sob o número 92698. Encontrada em Larsa, às vezes chamada de “Segunda tábua de Senkereh”, contém quadrados e cubos de números em notação sexagesimal na escrita cuneiforme.

A tradução para elevar um número ao quadrado na tabuleta de Larsa segue o modelo abaixo, destacado em negrito:

 

O quadrado de 1 é 1

O quadrado de 2 é 4

...

O quadrado de 8 é 1, 4 = 60 + 4 = 64

O quadrado de 9 é 1, 21 = 60 + 21 = 81

...

O quadrado de 11 é 2, 1 = 2 × 60 + 1 = 121

O quadrado de 12 é 2, 24 = 2 × 60 + 24 = 14

...

O quadrado de 30 é 15 = 60 × 15 = 900

...

O quadrado de 59 é 58, 1 = 58 × 60 + 1 = 3.481

O quadrado de 60 é 60 = 60 × 60 = 3.600

 

E os números elevados ao cubo seguem o modelo a seguir, também destacado em negrito:

 

O cubo de 1 é 1

O cubo de 2 é 8

...

O cubo de 15 é 56, 15 = 60 ×56 + 15 = 3.375

O cubo de 16 é 1, 8, 16 = 602 × 1 + 60 × 8 + 16 = 4.088

...

O cubo de 32 é 9, 6, 8 = 602 × 9 + 60 × 6 + 8 = 32.768


Quem primeiro fez uso da palavra “potência” foi Hipócrates de Quios (~470 a.C a ~410 a.C.), um matemático e geômetra grego cuja obra pode ter inspirado Euclides em seu Elementos. Hipócrates utilizava o termo dynamis, que atualmente é traduzido por potência (entre outros significados, tais como: poderio, força, habilidade, etc.), mas que pode ser traduzido alternativamente como “quadrado” e “raiz/lado do quadrado”. Já no século IX d.C., o matemático persa al-Khwārizmī usou o termo māl (cujo significado é posse ou propriedade) para designar o quadrado, ou seja, a segunda potência – para os muçulmanos, como para a maioria dos matemáticos daquela época, pensar em um número ao quadrado remetia-os à representação de uma área, especialmente de terras, daí a associação ao termo “propriedade” – bem como usava o termo kaʿbah (cujo significado é cubo) para designar a terceira potência. Posteriormente, por volta do século XV d.C., os matemáticos islâmicos passaram a representar a segunda e a terceira potências por uma notação matemática compostas, respectivamente, pelos termos mīm (m) e kāf (k), que podem ser encontrados, por exemplo, na obra do matemático hispano-islâmico al-Qalasādī. No século XV d.C. o matemático francês Nicolas Chuquet desenvolveria sua própria notação matemática para a exponenciação em seu artigo Triparty en la science des nombres, que viria a ser reaproveitada no século XVI d.C. tanto pelo matemático alemão Henricus Grammateus quanto pelo matemático e monge alemão Michael Stifel.
Excerto do Triparty de Chuquet, fazendo uso do 12 para descrever a segunda incógnita, sem nenhuma introdução ou explicação prévia, visível na 4ª,7ª e 8ª linhas do texto acima, à direita
Interessante observar que foi Michael Stifel quem primeiro cunhou a palavra expoente para descrever potências em 1.544, em sua obra Arithmetica integra. Por outro lado, no final do século XVI d.C., o matemático e relojoeiro suíço Jost Bürgi se apropriaria de numerais romanos para determinar as potências dos expoentes. Apenas em 1.637, na obra La Géométrie (Livro I, de René Descartes), é que surgirá pela primeira vez o uso da notação exponencial moderna, tal como é utilizada até hoje. Operações aritméticas com potências são possíveis; no caso de uma soma, teríamos:

$$ 3^{2}+2^{3}=3\times 3+2\times 2=9+8=17 $$

Outro exemplo de soma, em que adicionamos uma potência a um número:

$$ 4^{2}+13=4\times 4+13=16+13=29 $$

A subtração segue os mesmos procedimentos da soma; observe os dois exemplos a seguir:

$$ 4^{3}-5^{2}=4\times 4\times 4-5\times 5=64-25=39 $$

E:

$$ 5^{3}-42=5\times 5\times 5-42=125-42=83 $$

A multiplicação entre potências apresenta uma particularidade. Observe o cálculo a seguir:

$$ 3^{2}\times -3^{3}=\left (3\times 3  \right )\times \left ( 3\times 3\times 3 \right )=9\times 27=243 $$

Este exemplo demonstra uma interessante propriedade que decorre da multiplicação em potências de mesma base: os expoentes podem ser somados. Observe:

$$ 3^{2}\times -3^{3}=3^{\left ( 2+3 \right )}=3^{5}=3\times 3\times 3\times 3\times 3=243 $$

Note que somar os expoentes das duas potências de mesma base fornece exatamente o mesmo resultado que calcular as potências separadamente e depois multiplicar seus resultados. Veja agora este exemplo:

$$ 5^{2}\times 125 $$

Se lembrarmos de que 125 corresponde a 5 ao cubo, ou seja, a 5×5×5, podemos fazer uso da propriedade de somar os expoentes; logo:

$$ 5^{2}\times 5^{3}=5^{\left ( 2+3 \right )}=5\times 5\times 5\times 5\times 5=3.125 $$

A multiplicação entre potências de bases diferentes fica:

$$ 4^{2}\times 3^{3}=\left (4\times 4  \right )\times \left ( 3\times 3\times 3 \right )=16\times 27=432 $$

A multiplicação de uma potência por um número que não possa ser expresso por uma potência resulta:

$$ 2^{3}\times 7=\left ( 2\times 2\times 2 \right ) \times 7=8\times 7=56 $$

A divisão de potências de mesma base apresenta também uma particularidade, semelhante à multiplicação. Considere o exemplo abaixo:

$$ 4^{5} \div4^{3}=\frac{4\times 4\times 4\times 4\times 4}{4\times 4\times 4} $$

Na fração acima, que indica a divisão entre as duas potências, como temos apenas multiplicações, a simplificação é possível, de modo que o (4 × 4 × 4) do numerador pode ser "cancelado" com o (4 × 4 × 4) do denominador. Assim, temos:

$$ \frac{4\times 4\times 4\times 4\times 4}{4\times 4\times 4}=\frac{4\times 4\times 1}{1}=\frac{16}{1}=16 $$

Se na multiplicação de potências de mesma base os expoentes podem ser somados, na divisão eles podem ser subtraídos. Com base no exemplo anterior, temos:

$$ 4^{5}\div 4^{3}=4^{5-3}=4^{2}=4\times 4=16 $$

Observe que subtrair os expoentes fornece o mesmo resultado. Vejamos a seguir como se comporta a potenciação em função do expoente à qual a base é elevada.

Expoente maior que 1: este é o caso mais comum, e consiste na multiplicação da base por ela mesma tantas vezes quantas indicar o expoente. Assim, 5 à quarta potência resulta na potência 625:


O mesmo procedimento pode ser aplicado para as frações. Logo, (2/3) ao cubo resulta na fração 8/27:


Expoente igual a 1: toda base elevada ao expoente 1, resulta na própria base pois, neste caso, o expoente 1 indica que o número é multiplicado por ele mesmo uma vez, ou seja, é a própria representação da base. Assim:


O mesmo se passa com as frações:


Expoente igual a zero: toda base elevada ao expoente zero irá resultar no valor 1. Para entendermos como isso funciona, vamos nos aproveitar dos ensinamentos de Brahmagupta, quando afirma que:

"o zero é a quantidade que se é obtida quando subtraímos um número dele mesmo"

Assim, 9 elevado a zero é uma potenciação onde o zero pode representar um número qualquer que foi subtraído dele mesmo, por exemplo: 3 – 3 = 0. Então, podemos substituir por 9 elevado a (3-3); mas, vimos há pouco que um número elevado a um expoente onde existe uma subtração é o mesmo que uma divisão de duas potências. Assim:

$$ 9^{\left ( 3-3 \right )}=\frac{9^{3}}{9^{3}}=\frac{9\times 9\times 9}{9\times 9\times 9}=\frac{729}{729}=1 $$

Logo, do exposto, qualquer número elevado ao expoente zero é igual a 1.


Bom, o raciocínio neste caso é o mesmo do exemplo anterior, ou seja, 0 elevado a zero é uma potenciação onde o zero do expoente pode representar um número qualquer que foi subtraído dele mesmo, por exemplo, 6 – 6 = 0. Então, podemos substituir o 0 elevado a zero por 0 elevado a (6-6), que é o mesmo que uma divisão de duas potências. Assim:

$$ 0^{\left ( 6-6 \right )}=\frac{0^{6}}{0^{6}}=\frac{0\times 0\times 0\times 0\times 0\times 0}{0\times 0\times 0\times 0\times 0\times 0}=\frac{0}{0} $$

Novamente, chegamos a uma divisão por zero, mas neste caso o numerador também é zero. E agora, que resultado essa divisão fornece? Entre as possíveis respostas, poderíamos obter esta:

"Se sabemos que 1/0 = 0, e que 2/0 = 0, ou ainda  3/0 =0, etc., então 0/0 = 0"

Este raciocínio, porém, não é satisfatório nem correto. Vejamos por outro ângulo:

$$ \frac{0}{0}=?\rightarrow 0\times ?=0 $$

Os egípcios nos fariam a seguinte pergunta: "Que número multiplicado por zero resulta zero?". Ora, qualquer número multiplicado por zero dá zero, seja ele 0, 1, 328 ou 4/5. Se qualquer valor gera o mesmo resultado, logo não há "o número" que defina "o resultado", ou seja, não temos condições de demonstrar que número é 0/0 com as ferramentas matemáticas que temos à nossa disposição.


A potenciação também pode ficar intercalada em cálculos mais elaborados, como este:

$$ \frac{\left ( 5^{3}-81 \right )\div 2^{2}}{22}-\frac{160\div \left ( 5+3^{3} \right )}{12} $$

Já vimos como funciona a precedência para as quatro operações aritméticas básicas. Mas no exemplo acima, temos potenciações e o uso de parênteses. Quem se depara pela primeira vez com esse tipo de conta, novamente fica em dúvida sobre a correta sequência de cálculo. De fato, a precedência é de fundamental importância para que o resultado seja exatamente o mesmo quando resolvido por uma pessoa aqui no Brasil, na Índia, em Portugal ou no Japão. Assim, a precedência apresentada para as operações aritméticas deve ser complementada conforme abaixo:


Seguindo as regras indicadas, podemos iniciar o cálculo sem sobressaltos. Observando a primeira fração, temos parênteses no numerador; logo, as contas que estiverem dentro dos parênteses devem ser efetuadas antes das demais. Bom, dentro desses parênteses, temos potenciação e subtração. Pela precedência, a potenciação é calculada antes da subtração. Na segunda fração, ocorre o mesmo: temos parênteses no numerador, que nos obrigam a calcular primeiro aquilo que se encontra dentro deles; e dentro deles temos soma e potenciação. Pela precedência, a potenciação deve ser calculada antes da soma. Assim, chegamos a:

$$ \frac{\left ( 5^{3}-81 \right )\div 2^{2}}{22}-\frac{160\div \left ( 5+3^{3} \right )}{12} $$

$$ \frac{\left [ \left ( 5\times 5\times 5 \right )-81 \right ]\div2^{2}}{22}-\frac{160\div\left [ 5+\left ( 3\times 3\times 3 \right ) \right ]}{12} $$

Ainda existem contas nos parênteses das duas frações: uma subtração na primeira fração e uma soma na segunda. Logo, elas devem ser calculadas antes das demais contas:

$$ \frac{44\div2^{2}}{22}-\frac{160\div 32}{12} $$

A situação agora é a seguinte: na primeira fração temos divisão e potenciação no numerador; logo, pela precedência, a potenciação será calculada antes da divisão. Já na segunda fração, apenas uma divisão no numerador. O resultado até aqui é este:

$$ \frac{44\div4}{22}-\frac{5}{12} $$

A primeira fração agora tem apenas uma divisão no numerador, que será calculada. E a segunda fração já chegou ao valor final. O resultado será:

$$ \frac{11}{22}-\frac{5}{12} $$

A primeira fração ainda pode sofrer uma simplificação, já que 22 é múltiplo de 11:

$$ \frac{1}{2}-\frac{5}{12} $$

Agora, temos uma subtração entre duas frações. Para chegarmos ao resultado final, o mínimo múltiplo comum entre 2 e 12 deverá ser calculado. Pelo método de Euclides, o m.m.c. é 12:

$$ \frac{1}{2}-\frac{5}{12}=\frac{6-5}{12}=\frac{1}{12} $$

A fração 1/12, ou uncia para os romanos, é o resultado obtido da expressão matemática original. A expressão (1/2 – 5/12) em geral causa confusão na mente dos estudantes porque, pelos números envolvidos, tem-se a impressão de que 1/2 é menor que 5/12, o que não é verdade. Para enxergarmos melhor quanto cada fração representa em relação à unidade, ou as romano, usaremos uma barra de chocolate, composta de 12 quadrados:


A fração 1/2 equivale à metade da barra:


Por outro lado, a fração 5/12 corresponde a:


Ao subtrairmos os pedaços das barras de chocolate equivalentes às frações 1/2 e 5/12, obteremos:


Nota-se claramente que o quadradinho de chocolate que sobrou equivale à décima segunda parte da barra inteira, ou seja, a 1/12 do total, que é o resultado da subtração entre 1/2 e 5/12. Visualmente, não restam dúvidas de que 1/2 é maior que 5/12 e não o oposto. Sem perder de vista o assunto principal deste capítulo, existe uma história muito interessante sobre a origem do xadrez que mostra o quanto a potenciação é poderosa e pode facilmente confundir os mais incautos. Reza a lenda que Balhait, senhor e soberano de toda a Índia, sofrendo de profundo tédio com a rotina da vida na côrte, pediu a Sissa ibn Daher (seu mais sábio brâmane) que, usando de toda a sua sabedoria, o arrancasse daquele martírio d’alma. Sissa, sabedor do estado de espírito de seu rei, que era a depressão psicológica e a solidão, afirma-lhe que criará um novo jogo para entretê-lo. Balhait fica feliz com a decisão do sábio, pois conhecia o talento inigualável de seu súdito; mas fez a seguinte ressalva: não queria um jogo que dependesse da sorte tirada nos dados, mas sim que fosse capaz de destacar qualidades como a prudência, a visão estratégica e a agilidade mental do jogador. Algum tempo depois, Sissa apresenta seu jogo, que seria muito semelhante ao xadrez atual, composto dos quatro elementos do exército indiano: carros, cavalos, elefantes e soldados a pé, comandados pelo seu rei e seu vizir. Balhait e toda sua côrte ficam encantados com o jogo, e não mais martirizado pelo tédio, o rei diz a Sissa que escolha qualquer recompensa que desejar, que ele o atenderá com muito prazer. O brâmane, porém, satisfeito com a plena recuperação de seu soberano, afirma que ver seu rei feliz é para ele a maior recompensa que poderia desejar. Mas Balhait, malgrado todas as esquivas e vênias de Sissa, não aceita a escolha do sábio e exige que o brâmane faça um pedido.

Cristão (à esquerda) e muçulmano (à direita) jogando uma partida de xadrez. Ilustração do "Libro de juegos", (1251-1283), escrito por ordem do rei castelhano Afonso X.
Sissa, então, o formula marotamente nestes termos: uma recompensa em grãos de trigo sobre o tabuleiro do jogo que acabara de inventar, de modo que haja 1 grão de trigo na primeira casa (ou seja, 20), dois grãos na segunda casa (ou ainda, 21), quatro grãos na terceira casa (quer dizer, 22), oito grãos na quarta casa (23) e assim sucessivamente, até a 64a casa do tabuleiro. Balhait ri-se do pedido do brâmane, dizendo que desejar um punhado de trigo era uma solicitação ridícula; mas Sissa insiste que esse é seu desejo. O rei, então, chama um de seus auxiliares e manda trazer o punhado de trigo para entregá-lo ao sábio. Porém, à medida que se passava de uma casa à outra do tabuleiro, a quantidade de grãos de trigo necessários esgotaram o estoque dos armazéns reais. E antes de atingida a trigésima casa do tabuleiro, nem todos os grãos de trigo produzidos na Índia seriam suficientes para atender ao pedido do sábio. Passaram então a calcular quantos grãos seriam necessários para a última casa do tabuleiro, e chegaram com muito esforço à estratosférica quantia de 18.446.744.073.709.551.615 grãos (ou 264 grãos). Balhait, ciente da cilada em que fora colocado pelo seu sábio, olha para ele, preocupado; mas Sissa afirma, efusivo, que já sabia da resposta e da impossibilidade de ter seu pedido atendido. Depois disso, Balhait não sabia o que admirar mais: se o jogo que Sissa havia inventado ou o pedido de recompensa que fizera. A grande sacada de Sissa foi se limitar a dizer que a quantidade de grãos de trigo dobrava ao passar de uma casa a outra do tabuleiro, sem levantar suspeitas quanto à verdadeira catástrofe que essa quantia representaria às finanças do ingênuo rei, já que, nas primeiras casas, o total de grãos contabilizados é enganadoramente pequeno... Existe ainda uma operação matemática com potências que não foi abordada: a potência de potência.


Observe o exemplo dado:

$$ \left ( 8^{2} \right )^{3} $$

O procedimento é simples: primeiro, calculamos o que está dentro dos parênteses, respeitando-se as regras de precedência. Assim, temos:

$$ \left ( 8\times 8 \right )^{3}=\left ( 64 \right )^{3} $$

Em seguida, calculamos a potência restante:

$$ \left ( 64 \right )^{3}=64\times 64\times 64=262.144 $$

Quando temos um cálculo envolvendo potências de potências, os expoentes podem ser multiplicados. Logo:

$$ \left ( 8^{2} \right )^{3}=8^{6}=8\times 8\times 8\times 8\times 8\times 8=262.144 $$

Note que o resultado obtido é exatamente o mesmo. Arquimedes talvez tenha sido o primeiro a fazer uso intenso das potências, na antiga Grécia, motivado por uma discussão na corte do rei Gelão de Siracusa, sobre a impossibilidade de se contar os grãos de areia das praias da Sicília, mesmo que essa quantidade não fosse infinita, por conta da limitação da representação numérica grega.


Arquimedes não apenas mostrou que essa contagem era possível como também criou uma numeração adequada para expressar essas quantias, em sua carta dirigida ao rei Gelão, atualmente conhecida como "o contador de areia", transcrita parcialmente a seguir:

Há quem pense, Rei Gelão, que o número de grãos de areia é infinito. E quando menciono areia refiro-me não só aquela que existe em Siracusa e no resto da Sicília mas também àquela que se encontra nas outras regiões, sejam elas habitadas ou desabitadas. Mais uma vez, há quem, sem considerá-lo infinito, pense que nenhum número foi ainda nomeado que seja suficientemente grande para exceder a sua multiplicidade. E é claro que aqueles que têm esta opinião, se imaginassem uma massa de areia tão grande como a massa da terra, incluindo nesta todos os mares e depressões da terra preenchidas até uma altura igual à mais alta das montanhas, estariam muito longe ainda de reconhecer que qualquer número poderia ser expresso de tal forma que excedesse a multiplicidade da areia aí existente.

A partir de agora, Arquimedes começa a formular as condições de contorno, ou seja, a dimensionar aquilo que ele considera o 'universo', como pré-requisito para os cálculos que virão:

Mas eu tentarei mostrar-vos, através de provas geométricas que conseguireis acompanhar que, dos números nomeados por mim e que constam no trabalho que enviei a Zeuxipo, alguns excedem, não só o número da massa de areia igual em magnitude à da terra preenchida da maneira que atrás referi, mas também da massa igual em magnitude à do universo. Ora, vós estais por certo conscientes de que 'universo' é o nome dado por muitos astrônomos à esfera cujo centro é o centro da terra e cujo raio é igual à linha reta entre o centro do sol e o centro da terra. Esta é a definição comum, como tendes ouvido dos astrônomos.

A seguir, Arquimedes faz considerações acerca do conceito que outro matemático grego – e seu contemporâneo – Aristarco de Samos (310 a.C. a 230 a.C.), tem sobre o 'universo':

Mas Aristarco de Samos escreveu um livro no qual as premissas levam ao resultado de que o universo é muitas vezes maior do que aquele que é agora considerado. A hipótese dele é que as estrelas fixas e o sol permanecem imóveis, que a terra gira em torno do sol na forma de uma circunferência, que o sol permanece no centro da órbita e que a esfera das estrelas fixas, situada relativamente perto do centro do sol, é tão grande que o círculo em que ele supõe que a terra gira suporta uma proporção, relativamente à distância das estrelas fixas tal como o centro da esfera suporta relativamente à sua superfície.

É curioso que Arquimedes considere impossível um universo tal como aquele descrito por Aristarco, quando afirma em seguida:

É fácil de ver que isto é impossível; pois dado que o centro da esfera não tem dimensão, não o podemos conceber para suportar qualquer proporção relativamente à superfície da esfera. Temos, contudo, de aceitar que Aristarco assim pense pela nossa parte, porque consideramos a terra como se fosse o centro do universo, a proporção que a terra suporta relativamente àquilo que descrevemos como sendo o 'universo' é igual à proporção da esfera contendo o círculo em que ele supõe que a terra gira comparativamente à esfera das estrelas fixas.

O pensamento de Arquimedes, considerando a Terra como o centro de seu 'universo', teve o valor de lei divina por toda a Idade Média; desmentir essa teoria, ou simplesmente querer contestá-la, equivalia a uma sentença de morte. De fato, somente com o surgimento da teoria heliocêntrica do astrônomo e matemático polonês Nicolau Copérnico, e das observações astronômicas do matemático e astrônomo italiano Galileu Galilei, que confirmavam a teoria do heliocentrismo, dois mil anos depois de proposta embrionariamente por Aristarco, é que a teoria do geocentrismo literalmente caiu por terra.

Nicolau Copérnico

Galileu Galilei
Seja como for, é a partir dessa simplificação que Arquimedes continua sua preleção:

Pois ele [Aristarco] faz uma adaptação dos seus resultados às demonstrações tendo em conta hipóteses deste tipo, e em particular parece que ele supõe que a magnitude da esfera que representa a terra em movimento é igual à magnitude daquilo a que chamamos o 'universo'. Então eu digo que, mesmo que uma esfera constituída por uma tão elevada quantidade de areia como sendo comparativa à da esfera das estrelas fixas, como supõe Aristarco, eu continuarei a demonstrar que, dos números mencionados nos "Princípios", alguns excedem em multiplicidade o número da areia igual em magnitude à esfera atrás referida, desde que as seguintes suposições sejam feitas.

Sem entrarmos no mérito das demonstrações geométricas feitas por Arquimedes, vamos acompanhar a parte da epístola que trata especificamente da demonstração do uso das potências para expressar números muito grandes, elaborada pelo matemático:

I. Temos nomes tradicionais para números até uma miríade (10.000); podemos, portanto, expressar números até à miríade-miríade (100.000.000). Chamemos a estes números, números de primeira ordem.

O maior número grego (miríade) era representado pela letra M ou μα. Uma miríade (10.000) corresponderia, portanto, a:

$$ 10.000=10\times 10\times 10\times 10=10^{4} $$

em notação moderna. E a miríade-miríade seria equivalente a:

$$ 10.000\times 10.000=10^{4}\times 10^{4}=10^{4+4}=10^{8}=100.000.000 $$

Prossegue Arquimedes:

Suponha-se que 100.000.000 é a unidade de segunda ordem, e seja a segunda ordem constituída pelos números dessa unidade até (100.000.000)2. Seja então esta a unidade da terceira ordem dos números terminando com (100.000.000)3 e assim sucessivamente, até chegarmos à ordem 100.000.000 dos números terminando com 100.000.000100.000.000, a que chamaremos P.

Aqui, Arquimedes chama a miríade-miríade, ou 10 à oitava potência, o começo da unidade de segunda ordem; a terceira ordem iniciar-se-ia com:

$$ \left (100.000.000  \right )^{2}=\left ( 10^{8} \right )^{2}=10^{8\times 2}=10^{16} $$

A terceira ordem termina, ou ainda, a quarta ordem começa, em:

$$ \left (100.000.000  \right )^{3}=\left ( 10^{8} \right )^{3}=10^{8\times 3}=10^{24} $$

E assim sucessivamente, até chegar à absurda cifra P, dada por:

$$ \left (100.000.000  \right )^{100.000.000}=\left ( 10^{8} \right )^{100.000.000}=10^{8\times 100.000.000}=10^{800.000.000} $$

A epístola continua nestes termos:

II. Suponhamos que os números de 1 a P da forma atrás descrita formam o primeiro período.

Veja que o primeiro período, a que se refere Arquimedes, é dado por ordens, estas constituídas por octovalentes ou potências de dez, conforme abaixo:


Seja P a unidade da primeira ordem do segundo período, e sejam estes constituídos pelos números de P até 100.000.000 P. Seja o último número a unidade da segunda ordem do segundo período, e que este termine com (100.000.000)2 P. Podemos proceder deste modo até atingirmos a ordem 100.000.000 do segundo período terminando com PP, ou P2.
 
Aqui, Arquimedes repete o raciocínio anterior, utilizando desta vez o período P, que equivale a 10800.000.000, para criar ordens no segundo período, cada ordem composta de oito potências de dez, conforme o esquema abaixo:


A segunda ordem começa com 10 elevado a 8P, que corresponde a:

$$ 100.000.000P=100.000.000\times P=10^{8}\times 10^{800.000.000} $$

Como temos uma multiplicação entre potências de mesma base, os expoentes podem ser somados; assim, 10 elevado a 8P é o mesmo que:

$$ 10^{800.000.008} $$

Arquimedes continua a expansão das ordens do segundo período até chegar a:


III. Tomando P2 como sendo a unidade da primeira ordem do terceiro período, procedemos da mesma forma até chegarmos à ordem 100.000.000 do terceiro período, terminando com P3.

Sem novidades; Arquimedes repete o raciocínio para demonstrar os números obtidos nas ordens do terceiro período, até P ao cubo.

IV. Tomando P3 como sendo a unidade da primeira ordem do quarto período, continuamos o mesmo processo até chegarmos à 100.000.000-ésima ordem do 100.000.000-ésimo período, terminando com P100.000.000.

Veja a que valores exorbitantes Arquimedes consegue chegar com as suas potências! Mesmo sendo capaz de expressar números que sequer conseguimos conceber mentalmente, ele concluiu, partindo da quantidade de grãos de areia que uma semente de papoula abrigaria, que a quantidade de grãos de areia em seu 'universo' (para ele, a esfera com diâmetro igual à distância entre o centro da Terra e o centro do Sol) conteria um total de:

$$ 10^{51} $$

grãos, ou seja:

1.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000

Um número ainda muito pequeno em comparação com os períodos da notação matemática criada por Arquimedes; de fato, 1051 é um octovalente da sétima ordem do primeiro período, insignificante perto de 10799.999.999, que é o último octovalente do primeiro período, ou seja, o número 1 seguido de 799.999.999 zeros! Conclui Arquimedes sua epístola, com estes dizeres:

Creio que estas coisas, Rei Gelão, possam parecer inacreditáveis para a grande maioria das pessoas que não estudam matemática. Mas para aqueles que estão dentro do assunto e que já pensaram na questão das distâncias e tamanhos da terra, do sol, da lua e do universo inteiro, a prova terá algum fundamento. E foi por este motivo que achei que o tema seria apropriado para a vossa consideração.

O uso das potências de dez por Arquimedes é utilizado até hoje nas engenharias. Por exemplo, as potências são utilizadas para expressar as forças atuantes nas estruturas de um prédio, como lajes, colunas, etc., que estão sujeitas ao peso de pessoas, veículos, mobiliários, ventos, vibrações do solo e outros agentes mecânicos.

Vista noturna da cidade de São Paulo, com ponte estaiada em primeiro plano. A quantidade de energia consumida por uma megalópole como esta é melhor expressa através das potenciações.
As potências também são utilizadas na quantificação da energia elétrica consumida em uma cidade como São Paulo, em que os valores são melhor expressos através da potenciação. Para se ter uma idéia de valores, em 2012 a energia consumida em São Paulo foi por volta de 125 × 1012 Watts. A quantificação de distâncias astronômicas entre estrelas ou galáxias, a expressão de constantes físicas e matemáticas, todas utilizam exponenciação, ou potenciação, maciçamente.

Referências bibliográficas:

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[21]

Heath, T. L.; “The Works of Archimedes”, Cambridge University Press, 1897.



Nota:
Esta postagem é parte integrante do e-book gratuito Matemática: Uma abordagem histórica - Volume 2. Caso queira obter um exemplar, clique aqui.