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 Os maias não possuíam um símbolo para o sinal de igualdade. Já nos manuscritos do grego Diofanto de Alexandria, o sinal de igualdade é representado por: ισ. O manuscrito hindu de Bhakshali utiliza a contração pha (de phala, cujo sentido é: "igual à") para representar o resultado de uma operação matemática. E o árabe al-Qalasadi faz uso do caractere yadilu (ﻝ) com esse mesmo propósito. A Europa medieval é quem novamente oferece um cardápio variado de opções de sinais ou palavras para representar uma igualdade ou o resultado de uma operação matemática. Muitos autores utilizavam a palavra "igual" em latim ou em seu idioma natal para denotar uma igualdade; neste rol encontram-se, entre outros: Palto de Tivoli, Pedro Nunes, Michael Stifel, Francisco Vieta, etc.
Por outro lado, o monge franciscano e matemático italiano Luca Pacioli, em seu Summa de Arithmetica, editado em 1.494, utiliza, em uma de suas demonstrações matemáticas às margens do livro, o travessão (–) como sinal de igualdade.
O matemático francês Joannes Buteo, entretanto, em seu livro Logistica, editado em 1.559, apropria-se do colchete ([) para indicar igualdades.
Atribui-se, enfim, ao matemático inglês Robert Recorde, em seu livro The Whettstone of Witte (editado em 1.557), a primazia pela criação e emprego do sinal "igual a" (=) para representar uma igualdade.
De tudo o que foi exposto até aqui, depreende-se que, após tantas experimentações pelos eruditos matemáticos ao longo de décadas, principalmente na Europa e mais precisamente durante o período conhecido como Renascentismo ou Renascença (historicamente situado ente os séculos 12 e 16 d.C.), e sobretudo após a invenção da prensa de tipos móveis por Johannes Gutenberg em 1.439 – que proporcionou uma verdadeira revolução na disseminação do conhecimento acumulado até então – subsistiram paulatinamente somente os sinais aritméticos que semiologicamente se adaptavam melhor à linguagem matemática nascente, dando-lhe uma forma e um estilo que, ao mesmo tempo em que a diferenciava da linguagem escrita, habilitava aos iniciados nessa ciência a imediata compreensão do significado de uma expressão escrita em tais termos.
A uniformização desses sinais permitiu, enfim, que a linguagem escrita e falada se tornasse um obstáculo menor à compreensão da linguagem matemática, de modo que, independentemente do idioma, a língua dos números e das operações aritméticas tornou-se, inexoravelmente, universal.
Referências bibliográficas:
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  Company, 1900. | 
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| [3] | Cizmar, J. “The origins and development of mathematical notation (A
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| [4] | Dantzig, T.  “Number – The
  language of science”, Pearson Education, Inc., 2005. ISBN: 0-13-185627-8 | 
| [5] | Mezbach, U. C.; Boyer, C. B. “A history of mathematics”, 3rd
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| [6] | Cooke, R. L. “The history of mathematics – A brief course”, 3rd
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| [7] | Pedro Nunes, “Libro de
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| [8] | Johannes Widman, “Rechenung auff allen Kauffmanschafft”, 1498. | 
| [9] | Simon Stevin, “L’Arithmetique”,
  1585. | 
| [10] | William Oughtred, “Clavis Mathematicae”, 1667. | 
| [11] | Johann Rahn,  “Teutsche Algebra”, 1659. | 
| [12] | Platus Tiburtinus, “"Liber
  embadorum a. Savasorda in ebraico compositus et a Platone Titurtino in
  latinum sermonem translatus.Liber Ersemidis in quadratum circuli [De
  geometria practica]”, 1145. | 
| [13] | Francisco Vieta, “Opera
  Mathematica”, 1646. | 
| [14] | Luca Pacioli, "Summa de
  arithmetica geometria", 1523. | 
| [15] | Joannes Buteo,
  "Logistica, quae et Arithmetica vulgo dicitur in libros quinque
  digesta", 1559. | 
| [16] | Robert Recorde, “The Whetstone of Witte”, 1557. | 
 
 



























 
 
 













 
 
 
 
